top of page
  • Foto e texto: Aglécio Dias

Sindicatos e entidades dizem não à Reforma da Previdência em Nova Olinda.


Na manhã deste sábado (30), aconteceu na cidade de Nova Olinda, uma manifestação contra a Nova Reforma da Previdência. Organizada por grupos de movimentos sociais e sindicatos, o objetivo do evento foi protestar contra a reforma e falar para a população dos perigos que o projeto, se aprovado na Câmara Federal, vai trazer para os trabalhadores, principalmente para o agricultor rural, mas que também prejudicará os professores, empresário e os aposentados. O grupo se concentrou em uma das praças da cidade e, após algumas falas saíram em caminhada palas principais ruas da cidade.

Para Corrinha, essa reforma não serve para o trabalhador

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Olinda, Socorro Santos (Corrinha) movimentos como esse são importantes para dizer para a população e os representantes políticos, que eles não concordam com essa Reforma da Previdência. Para Corrinha, da forma que está posta, essa reforma não serve para o trabalhador, pois retira direitos já conquistados, dificulta a vida do trabalhador do campo, principalmente o trabalhador rural, além de dificultar a vida do pequeno empresário e aposentados. "Se essa proposta de reforma passar, o trabalhador rural e o aposentado vão perder benefícios, não vão poder consumir no comércio local, por exemplo, e com isso o pequeno comerciante e empresário não vão poder contratar, consequentemente o comércio não gera renda e a cidade para de arrecadar", explica.


Socorro Matos "Isso é uma deforma"

Para a ex-vereadora e representante da Associação dos Sindicatos dos Professores (APEOC), Socorro Matos o que está sendo proposto pelo Governo Federal é uma "deforma" que vem para atingir diretamente os mais pobres, os mais humildes e principalmente as mulheres. Para ela um dos grupos mais afetados será o dos professores. "Não vamos baixar a guarda diante de uma proposta tão indecente e tão imoral como é essa Reforma da Previdência", disse a professora.

Durante a passeata, o grupo fez uma pausa em frente à Câmara de Vereadores, onde muitos participantes falaram da importância de se cobrar o posicionamento dos representantes políticos da cidade quanto à Reforma. Muitos lembraram da eleição anterior, quando alguns dos deputados federais eleitos no Ceará, e que são à favor da reforma, vieram na cidade, por meio de políticos locais, para pedir votos.

Dos 11 vereadores da cidade, apenas a vereadora Lourdes da Saúde (PRTB) participou do ato, que teve a presença do também ex-vereador Beto Jeremias, representante do deputado federal Idilvan Alencar, que já se posicionou contra a reforma.

De acordo com os organizadores do evento esse foi um dos muitos atos que vem acontecendo nas cidades da Micro Região do Cariri. A grande maioria organizados pelos sindicatos, que acreditam que os grupos que representam, serão os mais prejudicados com a aprovação dessa Reforma.

Veja abaixo mais algumas fotos do ato:


114 visualizações0 comentário
bottom of page