Conheço a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, há muitos anos. Localizada em minha terra natal, Nova Olinda, coladinha no pé da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, é um espaço onde se respira arte, cultura, vivência... enfim, local de se renovar as energias, e trocar saberes e sentimentos.
Acredito que a fundação da Casa Grande por si só, já nasceu dessa mistura de coisas. Criada em 1992 pelo casal Rosiane Limaverde e Alemberg Quindins, tenho a impressão de que a casa sempre teve essa proposta: provocar sentimentos e aguçar sentidos.
Sempre que possível estou por lá, com a Raquel e o Arthur - o nosso Tutu, para comer no Café Violeta, ou assistir aos espetáculos, shows e eventos que acontecem no Teatro Violeta Arraes, ou em frente à Casa. Mas essa semana foi diferente. Estive como residente durante as festividades da Renovação da Casa Grande.
Evento que acontece há 26 anos e que visa manter uma tradição quase que milenar de se realizar, em muitas casas nordestinas, a renovação da vida, da família e da casa. A Renovação marca também, o dia de renovar a ligação com o Sagrado Coração de Jesus.
Passar esse tempo com os membros e outros residentes na Casa Grande, foi uma experiência muito rica. Ao observar a dedicação individual de cada membro, visando o coletivo, e buscando fazer com que tudo acontecesse, com muito carinho e amor, eu percebo que a Fundação Casa Grande é mais que uma família, ela é energia, ela é magia... ela é luz. Luz que transforma seus visitantes também em luz.
Muito massa!
Valeu muito essa experiência!
*Aglécio Dias é natural de Santana do Cariri, no Ceará, pai do Arthur, fotojornalista na Agência Código19 - Fotojornalismo, e "fotografo de um monte de outras coisas que espera inspirar outras pessoas". É jornalista, formado em comunicação social - Jornalismo, e tem, na mente e em ações um monte de sonhos que transborda e abraça outras pessoas e seres.
Abaixo, galeria com algumas fotos dessa festa linda!