top of page
Foto do escritorAglécio Dias

Bolsonaro – Uma ameaça real


Segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nessa quarta-feira (15) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), se as eleições fossem hoje o ex-presidente Luta teria 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva (REDE), 11,3%; Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e 10,1% de Aécio Neves (PSDB-MG). Aparece em quinto lugar Ciro Gomes (PDT-CE) com 5%, seguido do presidente Michel Temer que tem 3,7%.


Não há dúvidas de que hoje, faltando pouco mais de um ano para as eleições, diante da atual situação do pais Lula estaria à frente nessas pesquisas de intenção de votos. Porém o que causa preocupação não é o fato do Lula ter 30,5% dessas intenções, e sim Jair Bolsonaro ter pouco mais de 11%, estando atrás apenas de Marina Silva, que costuma perder votos do meio pro fim da campanha no primeiro turno.

Sabemos, por exemplos na história recente do país, que um candidato que começa a campanha em segundo ou terceiro lugar nas pesquisas, tem muito mais chances de crescer durante o processo eleitoral e chegar ao segundo turno e, em muitos casos, ganhar a eleição.

Pensando por esse lado, e considerando o fato de que seria a primeira campanha de Bolsonaro para presidência, existe o risco real de que ele seja o próximo presidente do Brasil, e isso é preocupante.

Muitos podem ver a posição de Bolsonaro nessa pesquisa como negativa, ou uma piada, mas não nos enganemos, esses números representam uma mudança no comportamento do eleitor, que busca mudanças, e em algumas situações onde o povo pensou no voto como protesto ou esperança, coisas terríveis aconteceram.

São tempos sombrios para o país, e a tempestade ainda não demonstra sinais de que vai passar.


41 visualizações0 comentário
bottom of page